23 horas 56 minutos e 4.1 segundos


"Então Nico, sobre o que você vai falar hoje? Alguma coisa interessante, alguma coisa sobre você, alguma tag, alguma recomendação?" Não. Hoje vamos falar de anos bissextos. Eba!

Ok, talvez a ideia não seja muito boa, mas recentemente eu fui pesquisar sobre o próximo ano bissexto e descobri umas coisas meio bizarras. Como meu blog é um ótimo lugar para compartilhar fatos vagamente inúteis sobre a vida, o universo e tudo mais, achei que seria interessante comentar sobre isso aqui. Eis que a verdade sobre anos bissextos finalmente é revelada! (No caso, já foi revelada. Vocês já devem saber disso. Mas eu estou realmente animado chjdsb)

Então, vamos estabelecer os fatos de conhecimento comum sobre anos bissextos – o tempo de rotação da Terra ao redor do Sol na verdade não é 365 dias certinho, mas sim 365 dias e 6 horas. Portanto, para que não eventualmente perdêssemos vários dias, foi decidido que, em anos múltiplos de quatro, o ano teria um dia a mais para compensar as horas não contabilizadas. É isso, pronto, tudo ok. Então, claro, o ano 1900, por exemplo, como múltiplo de quatro, foi um ano bissexto, certo? Não.

O problema é que, para completar a volta ao redor do Sol, levamos na verdade 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. Depois de 100 anos, ignorar esses pequenos detalhes quanto à duração de um ano traria uma diferença de um dia a mais. Ou seja, como um dia não é precisamente 24 horas, com 100 anos, esse arredondamento contabilizaria um dia que não aconteceu. Mesmo assim, se não fosse acrescentando esse dia extra a cada 100 anos, pulando o ano bissexto, continuaria sobrando um dia depois de 400 anos.

Então, foi feita uma regra: todos os anos múltiplos de 400 são bissextos, e todos os múltiplos de 4, mas não múltiplos de 100, também são bissextos. No caso de 1900, é bem fácil. 1900 é múltiplo de 4, mas também de 100, e não de 400. 2000, portanto, por ser múltiplo de 400, foi bissexto.

E aí você me pergunta: "Ah, tá tudo ótimo, né, Nico? Resolvido.". Acontece que desse jeito, depois de 8000 anos, teria um dia a mais mesmo assim. Mas nossos amiguinhos astrónomos decidiram fazer algo muito sensato, que livraria eles de muito trabalho: eles deixaram esse problema para quem tiver que resolver isso no futuro. Parece até comigo! 8000 anos realmente está bem longe, então dá pra entender um pouco a preguiça deles. Esse negócio de arredondar complica, mas tenho certeza que ninguém ia querer comemorar o ano novo 5:49:12 da manhã do dia 31.

Foi um post meio chatinho, mas eu gostei de escrever ele! Acho muito interessante essas coisas, e pensei que ia ser legal ter isso no meu blog. Sei lá, acho que é um post que parece comigo! Espero que vocês tenham gostado de aprender essa curiosidade importante, mas não tão importante assim. Agora vocês podem até ser aquele amigo inteligente que sabe informações interessantes e um pouco aleatórias. Talvez eu faça mais posts falando sobre essas aleatoriedades hjgscbd

Muito obrigado pelos comentários!!! Eles me motivam muito. Eu posso demorar bastante para responder eles, mas guardo cada um dentro do meu coração <3 Só é um pouco difícil pra mim responder hhhn Feliz natal para quem comemora, e um ótimo ano novo também! 2018 pode não ser bissexto mas espero que ele seja astronômico!

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, nico!

      Agora fazendo o comentário de verdade, eu sinceramente sou aquela pessoa burra que nem sabia o que era um ano bissexto, foi muito interessante aprender sobre! Eu acho muito legal esse tipo de post espero que você continue postando <3

      P.S: eu não paro de olhar pro pé grande no bg, você algum dia vai escrever posts sobre eles?? EU IA AMAR

      Beijinhos, Yuzu~

      Excluir
  2. Nicooooooo o/
    Eu sabia bem pouco sobre anos bissextos, acho que a gente sempre aprende a parte mais simplificada e acaba nem questionando muito. Ou seja, eu adorei esse post, todo informativo e fácil de entender aaaa ♥
    Fico muito feliz de ter te conhecido, E-moon faz ter momentos muito divertidos, não é? Agora tu já sabe que eu canto mal aaaaa eu só queria te desejar um feliz ano novo, mas tipo um feliz mesmo, com mais motivos pra gargalhar do que pra ficar batendo a testa na parede. Espero que a gente se divirta muito com os projetinhos e que eu venha surtar bastante no teu bloguinho. Até mais Nico (se tu colocar qualquer áudio teu no itunes eu compro, tá?)

    ResponderExcluir
  3. OE, OE!
    Confesso que na hora que tu falou da regra e do caso de 1900, eu tive que ler com a maior calma do mundo pra conseguir entender, socorro ahsuahsuasha

    É muita loucura isso cara, se eu fosse os cientistas faria a mesma coisa, afinal, só vai acontecer daqui 8000 anos mesmo, e ninguém sabe se, sei lá, vai cair um meteoro muito louco que vai explodir a gente, né não?

    Eu adoro ler sobre curiosidades bicho, sério, eu posso passar horas lendo curiosidades ou coisas desse tipo, aliás, você sabe sobre aquela rádio fantasma? eu esqueci o nome dela agora, mas eu descobri sobre ela num post na blogosfera, ela é bem misteriosa e rola uns bagulho bem louco nela de vez em quando, mesmo que ela esteja, segundo as pessoas, abandonada.

    Enfim, adios Nico~
    TX3.exe

    ResponderExcluir
  4. Hello, 2co ♥
    Primeiramente, obrigada pelo comentário! ♥ E feliz natal atrasadíssimo (ou seria muito adiantado? HAUHUSHAUSHAH) e feliz 2018! Que seja um ótimo ano pra gente ♥

    Não achei seu post chato não! Na verdade adoro ler essas coisas, mesmo que a princípio eu demore pra absorver mas acabo procurando saber de uma forma ou de outra ;P

    "eles deixaram esse problema para quem tiver que resolver isso no futuro." Engraçado esse trecho... Parece eu HAUHSAUSHUHSAUHSUHA!

    Beijos e um ótimo 2018 pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Ooooi Nico <3

    Primeiramente: você sabe que eu estudei isso na escola? Mais especificamente no fundamental? E aí eu fiquei me perguntando, já que você não sabia, se isso saiu do currículo, e fiquei chocada? Não sei se com a mudança nas escolas ou com minha velhice, mas fica aí a reflexão.

    Segundo, QUANTOS CÁLCULOS SÓ POR DEUS! Não vi isso com tantos detalhes, e achei o máximo que os cientistas simplesmente preguiçaram no meio do caminho, HUAHSUHUSHAUHSU! O que é muito louco, porque se um dia alguém decidir que o dia terá 25 horas e não 24h, a conta pode mudar totalmente, não? Ou se um dia decidirem que é melhor o dia ter só 12h e que 1h na verdade tem, sei lá, 300 minutos. Enfim, na verdade é um problema totalmente PRODUZIDO pelo ser humano e pela maneira que a humanidade decidiu contabilizar as horas. Louco, né?

    Adorei o post, hahaha!

    Beixinhos :*

    ResponderExcluir
  6. SAUDAÇÕES NICO! tudo certinho?

    sabe aquele meme da nazaré fazendo bhaskara? então, to assim agora. queria comentar algo muito legal sobre mas eu não entendi quase nada, são muitos números e cálculos, isso me deixa confusa.

    pensar grande não te deixa agoniado? quero dizer, pensar em anos assim, como 8000 e tudo mais... me dá uma sensação de insignificância muito grande! Pensa comigo: um humano vive mais ou menos 100 anos (a maioria vive menos, a intenção é exagerar), historicamente falando, 100 anos não são NADA. astronomicamente falando, o passar de 100 anos é como o ponteiro do relógio completar um minuto. Entende? Nós somos um grão de poeira comparados á tudo isso. Me incomoda um pouco pensar que tudo o que eu to fazendo talvez não seja lembrado, mas ao mesmo esse fato me conforta por algum motivo (?)

    (me perdoe pelo comentário totalmente brisado, eu não entendi nada menos mas ler esse post me deu esse sentimento estranho, então queria compartilhar com você, pro comentário não ficar pequenininho!)

    tchau tchau.
    com amor, quaintrelle.

    ResponderExcluir
  7. opaaaa, e aí?
    prazer, eu sou a alone!

    bem, eu to meio perdida atualmente na blogosfera, porque eu tava sumida, aí eu cai de paraquedas no seu blog (????) mas enfim, o importante é que eu tô aqui KJKJKK
    poxa eu sempre acho muito interessante esses tipos de assuntos mas eu sempre fico bugada com eles... talvez porque eu seja extremamente lerda não é mesmo? mas achei bem legal! eu gosto bastante de posts de aleatoriedades assim, porque eu acabo descobrindo coisas novas que eu nunca iria pensar em pesquisar (preguiça level hard, é isto).

    enfim, gostei bastante do seu cantinho, vou aparecer mais vezes c:
    e aquele ali na ilustra é o killua? se não for, desculpa eu vejo ele em todos os lugares. mas se for, e voce gostar de hunter x hunter VAMO SER AMIGO PLSSSS

    cheguei fazendo bagunça por aqui mesmo, sorry -qq
    godibaaai;

    ResponderExcluir
  8. Olá, aqui é o Kuroi, mensageiro do Onigiri quase Prédio. Vim avisar que tem presentinhos pra você no Onigiri na nossa página de Aniversários!

    Beijos! <3
    http://onigiri-quase-predio.com

    ResponderExcluir

oioi oi comment to ur hearts content